domingo, 14 de março de 2010

Notícias de Março de 2010

A MB comprou um lote de MSS 1.2 por US$ 12,1 milhões da Mectron para substituir os mísseis Bill 2 que estão com a validade espirando.

A Holanda comprou um navio de apoio logístico (Joint Logistic Support Ship - JSS) de 28 mil toneladas para ser lançado em 2014. O navio irá apoiar tropas, navios, atuará como posto de comando, navio hospital, e poderá apoiar a operação de até seis helicópteros.

Os Emirados Árabes Unidos comprou duas corvetas classe Falaj 2 da Fincantieri com mais duas opções. As entregas serão em 2012. Os navios terão 55 metros de comprimento e velocidade de 20 nós. Será usado para patrulha ma terá uma boa capacidade de auto-defesa.

A Kockums foi contratada para desenvolver os novos submarinos para a Suécia. Os novos avanços serão na área de coleta de informação e furtividade.

A BAE Systems mostrou sua proposta do Future Surface Combatant para a Royal Navy. O navio irá substituir as Type 23 e Type 22 na próxima década. Cerca de 17 navios serão adquiridos. A Rússia comprou quatro navios anfíbios da classe Mistral da França sendo três opcionais.

A Noruega pretende comprar um navio de apoio multifuncional chamado Projeto 2513 para entrada em serviço em 2015. O navio irá apoiar a marinha norueguesa com reabastecimento de combustível, apoio de aviação, apoio médico e manutenção.

A DARPA está estudando o uso de aeronaves e sistemas de Comando & Controle para o programa Next Generation Close Air Support (NGCAS) para uma aeronave não tripulada para realizar missões de Apoio Aéreo Aproximado. Os testes devem ser realizados em 2012 a 2013. Os requisitos são para aeronaves de baixo risco e pode ser baseado em aeronave tripulada como um UA-10 ou QF-16. A velocidade deve ser alta subsônica (Mach0,65), bem manobrável, e levar carga de 900 a 2,5 toneladas, com alcance comparável aos atuais aeronaves não tripuladas. A USAF já indicou que a missão de Apoio Aéreo Aproximada será uma das missões do futuro programa MQ-X que substituirá os Reaper e Predator.

Os Emirados Árabes Unidos compraram 1.600 bombas guiadas a laser Paveway por US$ 290 milhões para armar seus caças F16E. Já a Raytheon foi contratada por US$ 170 milhões para a compra de 500 mísseis AGM-65D e AGM-65G2 guiados por infravermelho.

A Arábia Saudita irá equipar seus novos caças Eurofighter com o míssil de cruzeiro Storm Shadow e o míssil anti-carro Brimstone. O Storm Shadow já tinha sido escolhido para armar os Tornados IDS que estão sendo moderizados.

A USAF comprou 158 mísseis cruise JASSM por US$ 245 milhões.

A França comprou 260 mísseis Javelin e 76 postos de tiro CLU para substituir os Milan 2 mais pesado e ultrapassado. Cada míssil custa US$ 80 mil. Os mísseis serão usados pelas tropas no Afeganistão podendo ser usado contra blindados, bunker e construções. O CLU também é usada como FLIR para observação pelas tropas. O Javelin competiu com o Spiker MR, mais barato, porém mais pesado. As tropas francesas viram os Javelin sendo usados no Afeganistão e gostaram.

O Peru comprou 18 mísseis antiaéreos portáteis QW-18 Vanguard da CPMIEC chinesa por US$ 1,4 milhões.

Taiwan estuda a compra de 10 mísseis Harpoon block II por US$ 37 milhões. O contrato inclui dois mísseis ATM-84L de telemetria e logística.

A MBDA está comercializando a versão SIMBAD-RC de controle remoto do lançador naval do míssil Mistral.

O US Army cancelou o programa MULE (Multifunction Utility/Logistics and Equipment) que fazia parte do programa FCS (Future Combat Systems). O MULE seria um veículo robótico futurístico para levar cargas no campo de batalha, mas na prática não funcionava. Era um veiculo de uma tonelada com seis rodas capaz de levar 500 kg de carga como munição, água, armas e suprimentos médicos em combate. É um trabalho feito por tropas. O MULE também seria usado para evacuar feridos, incluindo se expondo a fogo inimigo. Era planejado o uso de equipamento para limpar minas e até armas pesadas controladas por humanos. Testes em campo foram desapontadores, mas a idéia ainda persiste.

O Peru estuda a compra de obuseiros NORA B-52 de 155mm e lançadores de foguetes M-87 ORKAN de 262mm e M-99 Orkan 2 de 400mm como parte do programa de modernização da artilharia do Exército Peruano.

Os Fuzileiros chilenos vão comprar 40 blindados Stryker sendo 30 da versão de transporte M1126 e 10 de apoio de fogo M1128 MGS.

A India comprou 145 obuseiros M-777 Light-Weight Towed Howitzers de 155mm. O custo será de US$ 647 milhões. A capacidade de ser levado por helicópteros era o principal requisito.

Voou no dia 29 de janeiro o protótipo Sukhoi T-50 do programa PAK-FA para o desenvolvimento de um caça de Quinta Geração. A aeronave deve entrar em produção em 2015 e está sendo desenvolvida pela Rússia e Índia. Veja uma análise do projeto no site Sistemas de Armas.

O Egito pretende comprar 48 caças JF-17 Thunder do Paquistão.

A Marinha do Peru comprou duas aeronaves de patrulha marítima Fokker 60 da Holanda.

Os russos se juntaram aos chineses para desenvolver um helicóptero de carga com capacidade de 20 toneladas de carga chamado Mi-46. A aeronave será basicamente um Mi-26 modernizado.

A Índia comprou um lote de 29 caças MiG-29K por US$ 42 milhões cada. As novas aeronaves se juntarão ao lote anterior de 16 MiG-29K já em operação para operar nos dois futuros NAes indianos.

A RAF está estudando a compra de aeronaves leves de ataque como o Super Tucano como alternativa aos caças mais caros como o Typhoon para lutar em cenários de baixa intensidade como o do Afeganistão. Um Super Tucano custaria pelo menos 10 vezes menos que um caça moderno como o Typhoon ou F-35 e seria dezenas de vezes mais barato para operar. As pressões para diminuir os gastos em defesa são outro motivo.

Taiwan comprou 20 helicópteros EC-225 por US$ 11 milhos cada.

A Turquia pretende comprar 124 helicópteros CH-47F Chinook com um custo total de US$ 12 bilhões incluindo apoio logístico.

A Arábia Saudita estuda a compra de dois esquadros de caças F-15 por cerca de US$ 5 bilhões. As aeronaves poderão ser do novo modelo F-15SE.

A Índia comprou doze helicópteros AW101 para transporte VIP por 560 milhões de Libras incluindo apoio logístico por 5 anos.