sexta-feira, 15 de maio de 2009

Notícias de Maio de 2009

A Embraer foi contratada pela FAB para desenvolver o KC-390 por US$ 1,3 bilhões. O programa inclui a fabricação de dois protótipos e uma aeronave de transporte militar.

A Embraer foi contratada pela MB para modernizar nove caças AF-1 monoposto e três AF-1 biposto por US$ 106 milhões. As aeronaves serão reformadas e seus sistemas modernizados com novos aviônicos, radar e OBOGS.

A FAB selecionou a Aeroeletrônica para modernizar os aviônicos de 54 aeronaves Bandeirante por US$ 35 milhões. Entre as aeronaves estão 10 da versão de patrulha marítima.

A Inbrafiltro mostrou o blindado VBL (Veículo Blindado Leve) desenvolvido junto com a Agrale. O VBL pesa 6,5 tons com capacidade de levar até oito tropas. Será usado para missões de reconhecimento e apoio de fogo podendo ser equipado com uma torreta com armas. O custo da versão básica é de US$ 250 mil.

A Iveco e o EB mostraram uma maquete da Viatura Blindada Transporte de Pessoal Média de Rodas (VBTP-MR) para substituir os blindados Urutu. O veiculo pesa vazio 18 toneladas, usa motor diesel, tração 6x6, anfíbio e leva 11 tropas. Tem 6,91 metros de comprimento, 2,7 metros de largura e 2,34 metros de altura e foi projetado para ser transportado pelo C-130. Pode ser equipado com torre de canhão ou metralhadora. O VBTP-MR será base para uma família de blindados médios em dez versões como veículos de reconhecimento, socorro, combate de fuzileiros, posto de comando, comunicações, morteiro leve, morteiro pesado, central diretora de tiro, oficina e ambulância. O protótipo deve estar pronto em 2010.

A Mectron e a Britanite IBQ Defence Systems mostraram um novo projeto de kit de bomba guiada chamado Acauan (falcão) ou SMKB (Smart Kit Bomb) desenvolvido junto com o CTA. O kit usa guiamento por INS apoiado por navegação por satélite. O receptor de satélite é compatível com o GPS americano, Glonass russo ou o Galileo europeu. O CEP é tido como 6 metros (se não for interferido) e bem melhor que modos de disparo CCRP. As empresas não informam se estudam adicionar outros kits de guiamento como laser, TV ou infravermelho. A Britanite é responsável pela cabeça de guerra, kit de cauda e sistema de planejamento missão. Uma vantagem do novo kit é a facilidade de integração, particularmente em aeronaves pouco sofisticadas, pois não precisa conexão de databus para controle ou designação de alvos. As empresas desenvolveram um sistema sem fio portátil com criptografia que pode programar as coordenadas do alvo em terra ou no ar ou modos de operação. Assim o kit pode ser integrado em qualquer aeronave sem apoio do fabricante da aeronave. A energia da bomba é gerada por uma pequena hélice no nariz da bomba não precisando de energia da aeronave. O kit virá em versões para ser instalado nas bombas Mk82 ou Mk83. As empresas não estudam um kit para a bomba Mk84 por ser considerada potente para "ataques cirúrgicos" (apesar de vários alvos importantes precisarem de armas até mais potentes) e também não citam se será usada em bombas penetradoras BPEN. A SMKB/Acauan pode ser disparada a uma altitude de até 10 mil metros com alcance de 16 km a 24km. Um kit de asas está em desenvolvimento para aumentar o alcance para 35-40 km. A primeira entrega é esperada para 2010, e as empresas citam que já foi vendida para outro país da América do Sul e pelo menos quatro oriente médio.

Os Emirados Árabes Unidos estão testando o Heavy infantry fighting vehicle (HIFV) como parte de um projeto de US$ 15,8 milhões dado a Sabiex belga em 2005.

O US Army comprou 28 mil miras térmicas TWS II por US$ 2 bilhões para equipar fuzil e metralhadoras com custo médio de US$ 8.200 cada. O novo modelo tem várias melhorias que consideraram informações das tropas como um modelo mais leve, fácil de usar e manter. O TWS II virá em três tamanhos, o leve para o M-16 com alcance de 550 metros, o médio para metralhadoras com alcance de 1.100 metros e o pesado para metralhadoras pesadas e lança-granadas com alcance de 2200 metros. O novo modelo é 1/3 mais leve no geral e usa baterias padronizadas ao invés de baterias especiais e difíceis de substituir. As novas baterias podem ser encontradas em lojas como já feito no Iraque. O US Army já opera 20 mil TWS de modelos anteriores e novos.

A Lockheed Martin mostrou o seu projeto de exoesqueleto Human Universal Load Carrier (HULC) para aumentar a força de soldados e evitar fadiga prematura. O HULC está sendo desenvolvido em conjunto com a Berkeley BionicsTM. O HULC permite que um soldado leve 90kg de cargas sem esforço. Em combate já levam cargas pesadas diminuindo a agilidade e aumentando o desgaste. O HULC transfere o peso das cargas para a terra com baterias elétricas e um computador garante que o esqueleto se moverá seguindo os movimentos do corpo.

A Airtronic americana esta produzindo e comercializando versão local da RPG-7 incluindo governo local.

HTML clipboard O Vietnã comprou seis submarinos classe Kilo Russos por US$ 300 milhões cada.

O Peru comprou dois navios de desembarque classe Newport e seis helicópteros SH-3H Sea King de segunda mão da US Navy.

O UAV Avenger (Predator C) foi mostrado pela General Atomics em desenvolvimento com fundos próprios. O Avenger é um UAV a jato com formas furtivas, cauda em V e entrada de ar superior. Estava previsto o voo em 2006, mas foi atrasado até 2008 e novamente para este ano. O uso primário é para vigilância radar. A US Navy está interessada desde 2002, mas não quer uma aeronave a hélice no convés. O Avenger já foi projetada com asas dobráveis e gancho de parada para poder operar embarcado, além de facilitar o armazenamento. O trem de pouso é o mesmo do F-5. O MQ-1 Predator B custa US$ 7 milhões e o MQ-9 Predator C deve custar o triplo, mas ainda será metade do custo do Global Hawk com 85% do desempenho. A propulsão será um turbofan Pratt & Whitney PW545B com as mesmas armas do Predator B Reaper mantendo o papel Hunter/Kiiler. O objetivo é ter uma maior capacidade de sobrevivência em cenários de maior intensidade. Sendo a jato terá maior velocidade de transito com melhor tempo de resposta. O MQ-1 tem maior autonomia e o MQ-9 leva mais carga com o Predator C sendo uma mistura das duas capacidades com resposta rápida. O Avenger tem 20 metros de envergadura e atinge uma velocidade será de 740 km/h e teto máximo de 60 mil pés. Os sensores podem ser o radar SAR Lynx e sensores eletroóticos com o FLIR do F-35. O compartimento interno de armas pode levar bombas GBU-38 de 227 kg. A carga total é estimada em 3 mil libras podendo ser armas e sensores incluindo no compartimento interno de cerca de 10 pés de comprimento. O transporte externo será feito em cenários de menor intensidade podendo levar combustível extra internamente para 2 horas a mais adicionadas as 20 horas de autonomia.

A Boeing está desenvolvendo um UCAV chamado Phantom Ray baseado no protético do programa Joint-Unmanned Combat Air System (J-UCAS). Objetivo é demonstrar técnicas avançadas. O primeiro voo é esperado para 2010.

A Finlândia contratou a Kongsberg por 340 milhões de Euros para fornecer o sistema de defesa aérea Advanced Surface-to-Air Missile System (NASAMS) para substituir os mísseis SAM russos SA-11/17 (9K37 Buk) como parte do programa Medium Range Air Defense Missile System (MRADMS). A compra não inclui os mísseis AMRAAM que poderá custar mais 100 milhões de Euros. O radar de vigilância Raytheon MPQ-64F2 irá custar US$ 175 milhões.

A Raytheon foi contratada por US$ 207 milhões para fornecer 207 mísseis Tomahawk Block IV sendo 153 mísseis VLS, 42 mísseis CLS e 12 cápsulas CLS.

O US Army está estudando um míssil SAM de longo alcance para complementar o SLAMRAAM. O novo míssil deve usar o mesmo lançador e radares do SLAMRAAM com alcance de 30 km contra os 18 km.

A Raytheon foi contratada por US$ 521 milhões para fabricação de 105 mísseis AMRAAM modelo AIM-120D, 11 mísseis de instrumentação, dois de testes, 72 CATM, e 495 AIM-120C7 para vendas ao exterior.

A România comprou dois radares High-frequency Surface Wave por US$ 16 milhões da VSE Corporation, subcontratada da Raythoen. O objetivo é proteger as 200milhas da Zona Econômica Exclusiva no mar negro.

Os rádios militares são projetados para serem seguros, atuando com rádios similares, e não para atuarem em rede. Os rádios definidos por software como o JTRS americano são a solução para estes problemas, mas com muitas limitações. A Rafael está comercializando o sistema C4I-Connect para plataformas aéreas e superfície. O C4I-Connect usa um rádio com capacidade VOIP e ROIP (radio over IP) lembrando o Skype ou similares, para substituir as linhas telefônicas. A voz é convertida em pacotes da internet e distribuídas entre endereços IP. O sistema usa rádio ou telefonia já existente. O comandante no C4I-Connect pode chamar qualquer um, incluindo enviando texto e chat para quem escolher. O resultado é um piloto de caça poder se comunicar direto com alto comando. Mensagens e arquivos podem ser gravados para debrifieng.

A Boeing revelou o novo caça F-15SE (Silent Eagle) para competir com o F-35 no mercado de exportação. O F-15SE é basicamente um F-15 com radar AESA, novos aviões e fuselagem modificada com menor RCS. Os tanques conformais (CFT) tem dois compartimentos internos de armas cada um com dois pontos duros, um na asa e um trapézio capaz de levar bombas JDAM de 454 kg ou mísseis AMRAAM. A porta superior abre com um trilho para AMRAAM ou AIM-9X ou bombas de 227 kg. Todos podem levar dois SDB cada. A cauda foi inclinada em 15 graus para fora para diminuir necessidade de lastro e diminuir o RCS. A assinatura frontal foi diminuída com cobertura absorvente de radar. A Boeing confirma que o RCS não ajuda contra radares em terra. A assinatura térmica também não foi diminuída. A BAE Systems participa com o Digital Electronic Warfare System (DEWS) de guerra eletrônica. A aeronave pode ser reconfigurada para padrão não furtivo trocando o CFT levando armas externas e maior capacidade de combustível. O CFT pode ser trocado em 2,5 horas e depois instalar os novos. Com o novo CFT o alcance diminui de 180 a 200 milhas devido a menor capacidade de combustível. A Boeing já tinha estudado um F-15 furtivo como alternativa ao F-22, sendo a novidade o CFT com armas internos. O RCS frontal pode ser baixado ao nível do F-35, deve usar um bloqueador de radar nas entradas de ar, mas não deve ser vendido. As novas capacidades podem ser aplicadas a aeronaves já operacionais custando bem menos. O projeto foi oferecido a Israel, Japão, Cingapura, Arábia Saudita e Coréia do Sul. A Boeing espera vender 190 unidades. O custo é estimado em US$100 milhões incluindo apoio logístico e treinamento. Os testes de voo foi planejado para 2010 incluindo disparo real de armas.

HTML clipboardHTML clipboard HTML clipboard O USMC está estudando a modificação de vários KC-130J de reabastecimento em vôo para ter capacidade gunship similar ao AC-130 Spooky e Spectre da USAF como resulto da necessidade das tropas no Afeganistão para de um maior pode fogo. O USMC viu o a operação com sucesso dos AC-130 nos conflitos recentes, mas não tem como comparar por custar o triplo do KC-130. O programa se chama Harverst Hawk. A aeronave receberá equipamento modular de armas e sensores podendo ser um canhão Mk44 Bushmaster II de 30 mm, mísseis AGM-114 Hellfire montados nas asas e armas de longo alcance. O plano inicial são para três kits e depois ter três kits roll-on/ roll-off por esquadrão criando um "gunship instantâneo". Serão nove kits em 2011 e outros 12 em 2012. Os kits serão melhorados com o tempo. A fase I seria a capacidade básica com pod na seção traseira do tanque externo esquerdo, com os dados indo para um container especial com consoles, mísseis Hellfire com lançador na asa esquerda e um canhão ATK Bushmaster de 30mmm movido na porta. O candidato a sensor são Lockheed Martin AN/AAQ-30 TSS já usado no AH-1Z e alguns AC-130 e no L-3 Wescam MX-15D (AN/AAQ-35). A Lockheed Martin foi contrata por US$ 22 milhões para desenvolver o sistema de controle de tiro roll-on, roll-off (modular) para instalar nos KC-130J.

A AgustaWestland mostrou o mock up do helicóptero TUHP 149 helicóptero para participar do programa Turkish Utility Helicopter Programme (TUHP) da Turquia. A aeronave está sendo desenvolvida junto com a empresa TAI local para uma encomenda de até 115 helicópteros. O TUHP 149 tem peso máximo de decolagem de 8,1 toneladas, capacidade de carga de 3 toneladas e 18 tropas. É propulsado por dois motores GE CT7-2E1 de 2 mil SHP. A aeronave pode ser armada com cabides de armas laterais. A construção modular o torna fácil de reconfigurar podendo ser usado em missões de transporte tropas, apoio logístico, apoio de fogo, SAR e CSAR, operações especiais, reconhecimento, vigilância, EVAM, C2 e transporte VIP.

A Bell está estudando o conceito Hybrid Tandem Rotor (HTR) que consiste em uma aeronave capaz de voar a 225 kts com conceito composto com motores nas pontas das asas criando potencia para os rotores. Em vôo frontal as asas descarregariam os rotores para atingir velocidades maiores. No pouso a asa inclina 25 graus.

A Boeing mostrou o conceito de sua proposta do F/A-XX para substituir os F/A18E/F em 2025. A aeronave é descrita como uma aeronave de sexta geração como outros candidatos ao F/A-XX, o N-UCAS não tripulado.

A Lockheed Martin foi contratada por US$ 400 milhões pela DARPA para construir um demonstrador de um dirigível de grande altitude não tripulado como plataforma de radar para o programa ISIS (Integrated Sensor is Structure). O objetivo é substituir aeronaves como o E-3 AWACS e E-8C JSTARS em uma única plataforma. O outro concorrente foi a Northrop Grumman. O ISIS terá um radar UHF de banda dupla monitorando alvos no ar e em terra, com alcance muito maior que as plataformas que irá substituir. A autonomia poderá ser de vários anos na mesma área com uso de células de combustível e energia solar.

Angola está interessada na compra de seis Super Tucanos para sua força aérea a um custo de US$ 62 milhões fora as armas.

Os cortes no orçamento de defesa italiano poderão levar a diminuição da frota de caças incluindo a retirada dos caças AMX. As horas de voo para treinamento também diminuirá. Os planos italianos eram ter 200 aeronaves de combate sendo 100 Typhoon e 100 F-35. Inicialmente estava previsto diminuir a frota de 95 Tornados e 65 AMX para 50 de cada tipo que seriam substituídos por 60 F-35A (substituindo os Tornados) e 40 F-35B (substituindo o AMX).

A Austrália pretende comprar sete helicópteros CH-47F Chinook por US$ 560 milhões.

http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/



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