A FLIR System foi selecionada pela Embraer para fornecer visores de imagem térmica
para os caças A-1M AMX modernizados por US$ 7 milhões.
A Sikorsky recebeu um contrato de US$ 60 milhões para a compra de quatro UH-60L para a FAB.
A Singapore Technologies (ST) Electronics mostrou seu novo programa de Unmanned Surface Vehicle (USV) chamado Venus. O Venus é baseado em um bote semi-rigido de 9 metros comercial. O USV pode ser configurado para várias missões com módulos de cargas diferentes. O projeto foi baseado na experiência adquirida com o uso do Spartan da US Navy
A SAGEM mostrou seu novo UAV de longo alcance Patroller baseado no planador S10-VT. A carga de até 250 kg pode ser instalada dois casulos nas asas e um na fuselagem. O Patroller tem peso máximo de 1050 kg, envergadura de 18 metros, motor 115hp Rotax 914F podendo atingir uma velocidade máxima de 315km/h com autonomia de 30 horas e teto de 8 mil metros.
A EADS mostrou o mockup do UAV Talarion para concorrer em um programa conjunto da França, Alemanha e Espanha. O Talarion tem 27,9 metros de envergadura com capacidade de levar carga modular. O primeiro voo está previsto para 2013 e entrega em 2015. A proposta inicial de seis sistemas para a França e Alemanha e três para Espanha. Cada sistema tem três UAV e um centro de controle.
A USAF anunciou que o programa MQ-X deve iniciar 2010 para substituir os UAV Predator e Reaper. O MQ-X deve ter um maior desempenho em velocidade, raio de ação, autonomia e carga, arquitetura aberta, operadores com vários UAV sob controle simultaneamente. São problemas conhecidos do Predator e Reaper. O MQ-X deve ter o tamanho de um caça de 20 mil libras sem características furtivas entrando em operação em 2020. Seria propulsado por um Turbofan para resposta rápida e pode ter formas furtivas, mas sem material furtivo. Para voar alto e por longo tempo precisa de um nível furtivo que não é considerado desejável. Para diminuir custo também será equipado com um motor já disponível. A General Atomics já lançou o Avenger. A Northrop Grumman oferece uma versão maior do Bat. A Raytheon deve concorrer com uma versão maior do KillerBee-4 (KB-4). A foto abaixo é de um conceito da Boeing.
A MALAT mostrou seu novo Maritime Naval Rotary Unmanned Aerial Vehicle (NRUAV) desenvolvido em cooperação com a Índia. O NRUAV será usado como "mastro elevado" pára aumentar a cobertura dos sensores do navio para dar alerta e detecção de aeronaves, mísseis e navios com vários tipos de sensores. O NRUAV já a capacidade de pouso automático.
A Rafael mostrou o casulo Recce-U de reconhecimento para equipar UAV baseado no RecceLite. O sistema inclui um Ground Data Link Station (GDLS) e um Ground Exploitation Station (GES).
A Kongsberg foi contratada para desenvolver o JSM - Joint Strike Missile por 166 milhões de NOK em 18 meses. O JSM será uma versão ar-superfície do míssil anti-navio NSM para equipar os F-35 norueguês.
A Team Complex Weapon (Team CW) formada pela MBDA, Thales UK, Qinetiq e Roxel recebeu um contato de US$ 108 milhões para projetar seis mísseis guiados: Storm Shadow Enhancement, o Future Local Area Air Defense System para substituir o Sea Wolf e Rapier, avaliar capacidade de uma arma de 50 kg lançada do ar, a munição de espera Fire Shadow e uma versão leve e outra pesada do Future Antiship Guided Weapon (FASGW).
A Raytheon irá fornecer uma nova variante do Maverick Laser chamado AGM-65E2 Laser Maverick. O míssil terá um sensor no estado de arte e nova seção de controle. O objetivo é apoiar as operações de CAS contra alvos móveis em ambiente urbano. Serão modernizados 450 mísseis para o programa. A Laser JDAM era outra arma para o programa.
A USAF estuda uso de caças para derrubar mísseis balísticos com caças F-15 e F16, e talvez F-22 e F-35, armados com armas especializadas chamas de Air Launched Hit-to-Kill (ALHK). O estudo iniciou em um jogo de guerra de 2008 baseado em um teatro europeu de 2020, levando aos estudos do ALHK. A ameaça seria de mísseis balísticos de pequenas nações. A estratégia ALHK seria enviar CAPs de caças, com rede de reabastecimento e reconhecimento radar para intercepta mísseis e estabelecer zonas protegidas. O estudo usou caças F-15 e F-16 com mais estudos sendo necessários para equipar o F-22 e F-35. Os caças levariam dois tipos de mísseis para derrubar mísseis balísticos na fase de lançamento ou voando alto na atmosfera. O interceptador de grande altitude seria baseado no míssil THAAD de 1500 libras usado pelo US Army. O interceptador de baixa altitude seria o AMRAAM. O estudo foi a frente após o cancelamento do YAL-1 Airborne Laser.
A Espanha comprou 700 mísseis IRIS-T, 70 de treino, 385 lançadores e apoio logístico por 247 milhões de Euros por 10 anos para equipar o Typhoon e F/A-18. O IRIS-T irá substituir os AIM-9 espanhóis. O IRIS-T concorreu com o AIM-9X, Python 5 e ASRAAM.
A MBDA testou um laser semi-ativo em foguetes Zuni em um campo de teste da US Navy com sensor WGU-58/B e hardware e software comercial. O alcance permite disparar fora das defesas do alvo.
O EuroSpike vendeu Spike LR para o programa Multi-purpose, Light Guided Missile System (MELLS) do Exército alemão para equipar o blindado PUMA. O contrato de 35 milhões de Euros para 311 mísseis com 1160 opcionais podendo chegar a 154 milhões de Euros. O contrato anterior de 2008 de 18 milhões de Euros foi gasto com a integração do míssil no blindado.
A Israel Aerospace Industries (IAI) mostrou a nova bomba guiada a laser MLGB - Medium Laser Guided Bomb com guiamento duplo laser e GPS. A cabeça de guerra é de 80 kg, e tem asas retrateis. O objetivo é usar a nova bomba em ataques de precisão e apoio cerrado com pouco risco de dano colateral.
A Israel Aerospace Industries (IAI) foi contratada para fornecer o míssil SAM terrestre Barak 8 para um comprador não informado. A versão naval Barak 8 AMD já foi vendida para Israel e outro comprador estrangeiro. O sistema é composto por um centro de comando BMC4I, uma estação de radar LB-MF-STAR e vários lançadores múltiplos. O míssil é disparado verticalmente com guiamento terminal ativo.
A Lockheed Martin contratada pela DARPA para desenvolver o Long-Range Anti-Ship Missile (LRASM). O objetivo é proteger navios da US Navy operando Pacífico contra ameaças locais. O LRASM deve entrar em operação rápido. Será disparado pelo lançador VLS já usado nos navios da US Navy. O novo míssil terá longo alcance e deve operar sem apoio de meios externos como inteligência, datalink e GPS. Deve ter técnicas de sobrevivência para penetrar as defesas. Depois deve detectar alvos com meios próprios.
Os estudos da USAF para um substituto do treinador a jato T-38 já foi iniciado este ano. O programa inclui aeronaves e simuladores. A aeronave deverá ter capacidade de manobrar a 9 g enquanto o T-38 está limitado a 5g, mas raramente passa de 3-4 g's nos treinamentos. O T-38 deve voar até 2026 sendo que ainda existem 558 em operação na USAF
Os novos planos de compras de aeronaves do US Army inclui o gasto de US$ 7 bilhões para compra de 54 UH-72 Lakota, oito AH-64, 39 CH-47, 83 UH-60 e 704 RQ-11 Raven.
O turboélice Air Truck AT-802U está sendo comercializado como plataforma de operações de contra-insurgência, apoio cerrado, inteligência e reconhecimento. O AT-802U será armado com duas metralhadores GAU-19 de 12,7mm, lança-foguetes e bombas Mk. Poderá receber mísseis como o Hellfire e DAGR e casulo Sniper XR. A cabine será blindada e será equipado com sistemas de alerta de mísseis AAR-47 e FLIR.
A Rússia planeja comprar 38 aeronaves de transporte pesado Il-476 até 2020. O Il-4576 é a nova versão do Il-76MD com asas mais leves e motor PS-90A-76. A capacidade de carga aumentou para 60 toneladas.
O Vietnã comprou mais 12 caças Su-30MK2 por US$ 42 milhões cada com o primeiro entregue no fim de 2009. As novas aeronaves terão capacidade anti-navio. O Vietnã já opera 12 Su-30 e 36 Su-27.
A Boeing está desenvolvendo o programa FASTR - Folding Advanced Stopped Tilt Rotor para a Darpa. O objetivo é parar o rotor e dobrar a pás para ir mais rápido. O conceito já foi estudado na década de 70 sendo considerado complexo na época. Agora pode ser parte do programa Joint Multi Role (JMR) para substituir o AH-64, UH/MH-60, AH-1 e UH-1.
O US Army planeja testar um blimp não tripulado para vigilância persistente para o programa Long Endurance Multi-INT Vehicle (LEMV). Os testes devem ocorrer no Afeganistão. O LEMV será um blimp hibrido com flutuação, propulsão e meios aerodinâmicos para facilitar o pouso e decolagem. O programa LEMV irá substituir o programa Persius (Persistent Elevated Reconnaissance Surveillance Intelligence Unmanned System). O LEMV deve levar uma carga de mais de 1 tonelada a 20 mil pés por três semanas. Será pilotado opcionalmente para deslocamento podendo voar 2500 milhas. Voando a 10 mil pés a carga será de 2 toneladas. A velocidade máxima será de 80 milhas e 20 milhas de cruzeiro. Os dados são do demonstrador de tecnologia pois o objetivo é uma carga de 7 mil libras a 20 mil pés por pelo menos um mês a 30 milhas por hora em velocidade de cruzeiro.
Após cortes na compra de 16 C-27J da USAF as aeronaves não serão mais convertidas em aeronaves artilhadas AC-27. A USAF passou a estudar a conversão de MC-130 para gunship. Com o desgaste acelerado da frota de AC-130 as aeronaves devem ser retiradas de serviço em 5-10 anos. O USMC comprou nove kits de conversão do KC-130J para gunship com mísseis Hellfire e Viper Strike substituindo o canhão de 105 mm, sensores externos, com canhão na porta lateral opcional no programa Harvest Hawk. Com o cancelamento AC-XX a USAF também quer seguir a idéia do Harvest Hawk instalando os kits em oito MC-130W com tripulação extra, kits de armas e sensores, além de manter a capacidade de realizar operações de reabastecimento em vôo e outras missões.
A Índia planeja comprar 10 aeronaves de transporte pesado C-17.
O Líbano recebeu uma aeronave Caravan armada com mísseis Hellfire e equipada com torreta FLIR e lançador de chaff e flares. Também foram recebidos um lote de 20 mísseis Hellfire. A aeronave tem dois lançadores nas asas para disparar os mísseis.
A Thales mostrou seu novo casulo Damocles XF (eXtended Features) que deve ficar pronto em 2012. Entre as novas capacidades estão o maior alcance, melhor resolução e capacidade de enviar imagem de vídeo para tropas em terra.
A França comprou 10 casulos Damocles para entrega em 21011 para equipar os Mirage 2000D, Super Etendard e Rafale para uso imediato no Afeganistão.
Os Emirados Árabes Unidos planejam comprar 60 caças Rafale por 6 a 8 bilhões de Euros dependendo do pacote de armas e apoio logístico.
O Japão estuda compra de 40 caças F-22 com as entregas podendo começar em 2014, mas necessita de aprovação do Congresso americano. O custo total pode chegar a US$ 11,6 bilhões sendo US$ 2,3 bilhões para modificar a aeronave com o custo por aeronave chegando a US$ 290 milhões. O F-22 é vendido para a USAF por US$ 142,5 milhões.
A IAI/ELTA mostrou seu novo casulo de designação de alvos TASCAN para caças. O TASCAN é equipado com um radar de abertura sintética (SAR) e sensores eletroóticos. O radar é usado para busca de área com capacidade de detecção de alvos móveis e depois usa os sensores de imagem para investigar com mais detalhes. O casulo é mais longo que o Litening.
Israel anunciou não estar mais interessada no LCS e nem a corveta da Northrop Grumman em favor de uma versão local da Meko A-100 com 2.200 toneladas.
A Turquia assinou contrato com o estaleiro HDW alemão para fornecer seis submarinos classe Type 214 por US$ 3,5 bilhões incluindo produção local.
A Rockwell Collins recebeu um contrato de US$ 12,1 milhões para a fase desenvolvimento de tecnologia do programa Ground Soldier Ensemble (GSE) do US Army. O GSE é o sucessor do programa Land Warrior e Future Warrior. A primeira fase criará e refinará o protótipo seguido de testes limitados.
A Oshkosh Corporation foi contratada por US$ 1,055 milhões para fornecer 2.244 blindados MRAP All Terrain Vehicles (M-ATV) com o primeiro chegando no Afeganistão em outubro. Cada um custa US$ 446 mil. O M-ATV pesa 15 toneladas, capacidade de carga de 1,8 toneladas, cinco tropas e com tração 4x4. A velocidade máxima é de 105 km/h e alcance de 515 km. O O M-ATV é pouco maior que um Hummer. A escolha do M-ATV é devido ao fato dos MRAP serem baseados em caminhões. A cápsula produz um centro de gravidade alta e com tendência a capotar para o lado. Também são grandes e difíceis de manobrar em ruas estreitas. Os MRAP não têm bom torque sendo pouco potente para o peso. São inadequados para operar fora estrada e que piora devido ao centro gravidade alto. O programa M-ATV seria a solução.
Retia checa mostrou seu radar portátil capaz de detectar pessoas atrás de paredes chamado Retia Through Wall Vision (ReTWIS). O ReTWIS pesa 7kg e a carga da bateria dura 5 horas.
A Alemanha comprou dois sistemas NBS C-RAM Skyshield por US$ 48 milhões para entrada em serviço em 2011 para proteção de tropas no Afeganistão. Cada sistema tem seis canhões e um sistema de controle de tiro. O sistema usa munição programada AHED de 35mm. O objetivo é destruir foguetes, artilharia e morteiro para proteção de bases fixas. Os EUA e Reino Unido já usam o Phalanx Mk15 Centurion na função com munição de auto-destruição especial.
A Krauss-Maffei Wegmann (KMW) foi contratada para fornecer 405 veículos de combate Puma para o Exército alemão por 3,1 bilhões de Euros.
http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/
sábado, 11 de julho de 2009
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